Você acorda todas as manhãs e se sente desmotivado a ponto de preferir a cama que o trabalho? No dia a dia, constata que seu nível de conhecimento está aquém da sua função? Boas oportunidades fugiram das suas mãos por falta de habilidade? Você não é exemplo de profissional bem sucedido? O que você sonhou há dez anos ainda não se realizou? Isso é sinal de que os investimentos em sua carreira precisam ser retomados, e com urgência!

Ingressar no mercado demanda do profissional um esforço contínuo não só para se manter num determinado posto de trabalho, mas principalmente para ser competitivo o bastante a ponto de ambicionar melhores posições no futuro. Eis a importância do desenvolvimento profissional, que agrupa uma série de iniciativas para melhorar conhecimentos e ampliar competências.

Muitas empresas investem em gestão de pessoas para treinar e desenvolver, conforme as necessidades do negócio, gestores e colaboradores. Isso, no entanto, não tira do profissional a responsabilidade de apostar no seu próprio desenvolvimento e colher bons frutos tanto no presente como no futuro.

O primeiro passo para atingir esse objetivo é definir um plano de carreira. Além de estabelecer metas, é essencial planejar o que é necessário fazer e o tempo ideal para atingi-las com sucesso. Dessa forma será possível focar as ações para fortalecer competências ou eliminar fragilidades.

Uma boa estratégia é o Coaching, procurado por quem quer aliar alto desempenho a desenvolvimento de competências. O profissional pode direcionar o programa para eliminar barreiras e aperfeiçoar habilidades e competências. A técnica também é indicada para quem ainda está na universidade, mas já busca posicionamento de mercado.

É importante entender ainda que cada área de atuação exige um determinado enfoque. Por isso, deve ser rotina do profissional ficar atento às tendências e novidades do mercado. Quem trabalha com comunicação e vendas, por exemplo, precisa estar sempre atualizado e um curso intensivo no exterior é uma boa pedida para aqueles que ainda não estão afiados em algum idioma estrangeiro.

Estar com a leitura em dia também é exigência àqueles que não querem ficar para trás no mercado. Além de jornais e revistas, ler os livros recém-lançados de autores referência na área é importante para a atualização de metodologias de trabalho e novidades de atuação.

O profissional também não pode ficar de fora das atividades propostas pela empresa, como treinamentos, pesquisas de clima e workshops, que são importantes tanto para o desenvolvimento individual como para demonstrar seu interesse em crescer dentro do negócio.

Alguma dúvida? Estamos à disposição para respondê-la!