Reveja seus hábitos

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Atividades Físicas e Alimentação podem te ajudar muito no trabalho. Esses hábitos podem ser aprendidos com habilidades, como planejamento e disciplina. E estas são fundamentais para sua carreira.

Aproveite o fim de semana e escolha um parque mais próximo de você para começar uma atividade.
Reveja sua alimentação para uma vida mais saudável.
Ter cuidado com você e com aqueles que você ama te auxiliará em vários campos da sua vida!

Não se afunde junto com a crise!

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No dia a dia do trabalho é comum ir assumindo diversas responsabilidades novas todos os dias. Com a crise então, parece que a situação fica mais intensa ainda! As empresas cortam gastos e menos gente tem que fazer o trabalho que um dia já foi de uma grande equipe. Isso sem perder a qualidade! Mas é preciso tomar cuidado, pois é aí que “mora o perigo”… Fazer várias coisas ao mesmo tempo há um tempo atrás parecia ser algo positivo, que gerava produtividade. E pode ser! O que acontece é que atualmente alguns estudos têm comprovado que ser “multitarefa” pode também ser uma armadilha, e por isso é preciso ter muito cuidado e organização.

Pensando nisso, vamos listar alguns “por quês” da armadilha e alguns “comos” para não cairmos nela.

Em primeiro lugar, muita tarefa e muita responsabilidade é claro que gera muito estresse. A equação parece bem óbvia. Em um primeiro momento a gente pensa: então vamos nos livrar de tudo que nos estressa! Já adianto que isso é impossível… O estresse é uma reação do nosso corpo frente às situações novas, que exigem respostas diferentes de nós. E isso é bom! Na realidade o estresse é bom para a nossa sobrevivência e acredite, foi ele que te ajudou a chegar onde você esta hoje. O problema é quando o estresse é tanto que começa a refletir na sua saúde. Grandes quantidades de estresse, por muito tempo e intensidade podem causar sensação de exaustão, insônia e até mesmo queda na produtividade. E a sobrecarga de trabalho e responsabilidades pode ser uma das causas desse estresse intenso. Quando é assim, o chamamos de estresse ocupacional.

O segundo “por quê” da multitarefa ser uma armadilha é conseqüência do primeiro: aumenta o estresse prolongado, cai a produtividade, cai a qualidade da produção. Outra equação fácil de resolver. Precisamos fazer tantas coisas que acabamos não fazendo nada direito. Não é bom para você e nem é bom para a empresa…

É aí que entram os comos. Como lidar com tudo isso então? Pois sabemos que às vezes a situação foge do nosso controle e temos o papel de contribuir com a empresa neste momento, como por exemplo, em momentos de crise econômica em que a sobrecarga é inevitável.

A nossa primeira dica é: procure pessoas para te apoiarem tanto no trabalho quanto fora dele. Explique sua nova situação para as pessoas próximas a você e peça ajuda se achar que é necessário. Ter pessoas com quem contar em momentos em que o estresse pode aumentar (e muito!) é uma questão de sobrevivência. É o que nós psicólogos chamamos de rede de apoio, e ela pode te ajudar a passar por essa fase de maneira mais tranquila.

Depois que tiver construído uma rede de apoio bem firme, organize-se. Nós sempre dizemos e não cansamos de repetir, planejamento é tudo nessa vida!  Ele pode te auxiliar a evitar a sobrecarga de trabalho ou a lidar melhor com ela sem que isso cause danos à sua saúde. Então seguem as outras dicas de planejamento:

Planeje com antecedência e por etapas;

Priorize aquilo que deve ser priorizado, buscando forças para deixar de lado aquelas coisas que está acostumado a fazer, mas que fazem você se desorganizar no tempo;

Defina como e em quanto tempo as suas tarefas devem ser feitas. Mas lembre-se daquela boa dose de realidade, porque se não for assim, só irá te causar frustração se não conseguir realizá-las.

Ao repassar as tarefas adiante ou ao receber novas tarefas, tente se comunicar com muita clareza. Informe-se, pergunte e explique. Ter que parar as atividades por falta de informação pode ser bem desgastante às vezes.

Por último e talvez a mais difícil nos dias de hoje… Evite se dispersar! Não sei qual é o seu caso. Se é o celular, o facebook ou pausas longas para aquele cafezinho… O que sei é que todos têm coisas que nos distraem facilmente do nosso foco. Não deixe essas coisas te prejudicarem. Estipule horários, coloque metas como, por exemplo: trabalhar 90 minutos sem intervalo e depois descansar 15 minutos fazendo o que gosto antes de começar a próxima tarefa. Esse tempinho além de trazer mais qualidade para o seu trabalho vai te ajudar a lidar com o estresse do dia a dia.

Então não desista! Continue fazendo o que está fazendo, mas procure maneiras de deixar tudo mais saudável e prazeroso para você. Isso vai exigir de você mudanças, mas não se preocupe, é possível. Você se sentirá realizado em ter contribuído com a empresa e toda equipe neste momento e ainda irá fortalecer habilidades que auxiliarão no crescimento da sua carreira.

Mulher

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O que há no caminho, no trilho, no curso, no percurso?

O que há na “Carreira da Mulher”?

Há bravura, resultado, uso dos sentidos e da razão.

Há amor, força, igualdade e opinião.

Há egoísmo, gostosura e preconceito.

Há escolhas e reparação.

O que há na sua carreira, Mulher?

Ano Novo!

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Nós da A3 agradecemos a todos pelo ano que se finaliza. E desejamos que 2016 seja um ano repleto de Gratidão, Eficácia, Integração e Amor.

Um dos principais desafios dos Millennials no mercado de trabalho é equilibrar vida pessoal e profissional

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Millennials ou Geração Y é a geração nascida geralmente entre 1980 e 2000, que vivenciou o avanço da tecnologia, adaptando-se a um mundo em constantes mudanças. Diferente da geração Woodstock que tinha como característica comportamentos de revolta, luta pela liberdade de comportamentos e expressão, a geração Y busca flexibilidade, intensidade e autenticidade. Eles gostam de inovações, querem possuir o aparelho tecnológico mais moderno e se preocupam com questões socioambientais.

Confira a matéria completa no link:

http://www.b9.com.br/57683/negocios/um-dos-principais-desafios-dos-millennials-no-mercado-de-trabalho-e-equilibrar-vida-pessoal-e-profissional/ Continuar lendo

Não siga suas paixões – prefira focar no que você faz bem

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Confira a matéria completa no link a seguir:

http://www.b9.com.br/58143/web-video/nao-siga-suas-paixoes-prefira-focar-no-que-voce-faz-bem/

Alavanque a sua Carreira!

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Você já parou para pensar em seus valores?

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Rota de Sucesso

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Comunicação Autêntica

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“O líder autêntico une as pessoas ao redor de um propósito compartilhado e lhes dá autonomia para assumir responsabilidades, liderar de forma autêntica e assim gerar valor a todos.”

Bill George, 2012

“Em 5 de agosto de 2010, 33 mineiros ficaram presos a 622 metros da superfície, na mina San José, no deserto do Atacama, no Chile. Para muitos analistas, era um caso perdido, opinião secretamente compartilhada por alguns dos trabalhadores. Durante pelo menos 17 dias, a equipe não teve qualquer contato com o mundo exterior. Faltava água e comida. O ar era pesado e a temperatura mantinha-se acima dos 32 graus. Em meio a toda essas dificuldades, entretanto, emergiu a liderança do topógrafo Luis Urzúa Iribarren, um contramestre de 54 anos que se converteu na referência do grupo. Logo de início, Urzúa decidiu que as pessoas precisavam se sentir úteis e vivas, e assim distribuiu tarefas a cada um dos 32 companheiros. Do ponto de vista prático, Urzúa mostrou-se também um excelente gerente técnico, estabelecendo medidas para o racionamento de água e comida. Nos primeiros 17 dias, determinou que a cada 48 horas, cada um ingeriria dois pedaços de atum enlatado e meia xícara de leite. Além disso, estipulou um rígido controle sobre a distribuição de biscoitos e pêssegos em conserva. Louco por futebol e organizador de peladas, Urzúa não dava mole para organização do refúgio. No entanto, sabia a hora de gerar distração e entretenimento para o grupo, organizando, por exemplo, torneios de dominó. Segundo os especialistas, essa atitude gerou confiança nos mineiros e foi fundamental para que alimentassem a esperança naqueles dias de silêncio e escuridão. Urzúa nunca demonstrou medo e foi o último mineiro a deixar a mina, 69 dias depois do desmoronamento, a bordo da cápsula Fênix. O episódio gerará ainda inúmeros debates sobre a segurança nas minas, sobre estratégias de resgate e sobre os limites da resistência humana. Pelo que se sabe, já virou tema de um videogame e deve inspirar um filme no estilo “Os sobreviventes dos Andes” (Portal HSM).”
A história real suscita um debate: de que forma essa experiência pode agregar conhecimento à nossa prática de liderança?

Que o líder competente inspira pessoas comuns para atingir objetivos incomuns, não é nenhuma novidade. O que nem todos sabem é que para isso precisamos ser autêntico.

As empresas são assim reconhecidas por gerar VALOR aos envolvidos (colaboradores, pares, acionistas…), portanto faz-se necessário sermos líderes mais eficazes de nossa própria vida, inspirando também pelo exemplo, e não apenas pelo discurso.

Urzúa é um exemplo prático da autenticidade de um líder, e isso não se refere apenas a capacidade técnica que ele possuía. Trata-se de um conjunto de atitudes, posturas, e de algo intangível, mas bastante diferenciador em sua competência de liderança.  Para ser um líder autêntico, precisamos ter uma clara percepção dos nossos valores, objetivos, competências, pontos fortes e fracos, necessidades e impulsos, sabendo inclusive o efeito que nossas ações têm sobre as outras pessoas e sobre o nosso desempenho. A autenticidade de Urzúa foi transmitida em sua capacidade de se comunicar com pessoas de idades e perfis diferentes, gerando de tal forma, confiança e esperança, o que conduziu 33 mineiros, mesmo encontrados em uma zona de risco, à ação de racionamento, limpeza e diversão.

E você? Como tem sido sua prática de comunicação autêntica? Quais resultados foram alcançados? Como você tem alavancado a equipe com essa prática?

Em “O ambiente de trabalho de 2020”, livro de Jeane Meister e Karie Willyerd, discute-se que o ambiente de trabalho do futuro tem sido construído nos dias de hoje com a globalização, a introdução de novos métodos de trabalho, o uso de tecnologias emergentes e as mudanças demográficas na mão de obra, influenciando nas contratações e na forma como o trabalho será realizado.

Todos os fatores principais que virão a definir o ambiente de trabalho do ano de 2020 já estão em jogo. Os futuros “novos” colaboradores (Geração Y), chamados de geração 2020, estão atualmente no meio do ensino fundamental, as tecnologias estão em fase de desenvolvimento, e as grandes economias emergentes estão rapidamente se tornando as principais forças mundiais.

Nesse contexto, o futuro ambiente de trabalho deve incorporar a conexão dos funcionários pelos métodos avançados de comunicação, a fim de gerar valor e criar uma marca com a qual os funcionários se identifiquem. No caso chileno, pelo menos 13 mineiros faziam parte dessa Geração Y, o que pode explicar, por exemplo, o envio de videogames e DVDs para a área de confinamento. Entre os técnicos das equipes de resgate, do lado de fora, muitos também faziam parte desse grupo especial, e não se assustaram com o desafio de enviar uma “sonda” para dentro da Terra (HSM, 2010).

Para integrar essa geração em nosso dia a dia, os líderes, por sua vez, precisarão colaborar com a equipe, harmonizar discursos e ações, customizar a prática de acordo com suas necessidades, transformar os métodos tradicionais de trabalho, bem como se conectar com o mundo através da mídia social. Enfatiza-se assim a autenticidade para promover consistência e confiança no ambiente de trabalho. Para Jeane Meister e Karie Willyerd, o líder autêntico, que efetivamente engaja os funcionários, precisará:

  • Tomar decisões de forma inclusiva e solicitar feedbacks de suas ações.
  • Orientar a carreira e proporcionar oportunidades de aprendizagem a sua equipe, bem como fornecer feedback honesto.
  • Ser capaz de falar a linguagem digital da geração mais nova de colaboradores.
  • Desenvolver habilidades que permitam abordar o futuro através de confiança e inovação.

Atentar-se para a forma como a próxima geração vem sendo constituída e estabelecer com ela uma comunicação autêntica é o nosso desafio!

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